terça-feira, março 14, 2006

Arroz soltinho!



A pedido de algumas fadinhas lindas, venho aqui revelar o segredo do arroz soltinho!
Claro que há muitas maneiras de conseguir, mas esta é a que eu sei!

Ingredientes:
1 copo de arroz
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de azeite
1 caldo Knorr de galinha ou sal qb
1 copo e meio de água

Procedimento:
1- Ligar a placa no máximo. Põr um tacho de fundo largo em cima..LOL (isto vai promenorizado para não haver erros nem responsabilidades!)
2- Pôr o azeite dentro do tacho e picar a cebola pequenina lá para dentro. Deixar refogar bem, mas com cuidado para não queimar!
3- Juntar o arroz e mexer tudo durante algum tempo, até o arroz começar a ficar um bocadinho branco do contacto com o fundo do tacho quente! Também não é muito tempo!
4- Juntar a água com o caldo Knorr já dissolvido, ou então com o sal.
Mecher tudo.

Põr a tampa e mudar a temperatura da placa para o mínimo ( na minha que tem escala de 0 a 9, eu ponho no 3.5)

Passados 10 minutos espreitar! LOL
Se estiver sem água desligar a placa, mecher o arroz (sim, mecher!) e deixar no tacho fechado durante mais um bocadinho. Se tiver àgua, abrir o tacho e mecher também um bocadinho. Não deixar mais de 5 min!

O truque é não deixar que o arroz coza demasiado!
Mesmo que ele pareça cru o melhor é tirar do tacho porque ele acaba de cozer com o calor que já acumulou!


Bem, depois disto tira-se o arroz do tacho e põe-se no recipiente onde fôr para servir.
Bom apetite!

P.S.: Esta é uma versão bastante simples... como sabem podem misturar todo o tipo de ingredientes! Se alguém tiver outra receita de arroz publique-a aqui tb!

5 comentários:

Anónimo disse...

não se escreve mecher mas mexer...
De resto deve-se também evitar o caldo Knorr que tem glutamato (não é eliminado pelo organismo). Basta o sabor do próprio arroz, azeite, cebola e sal para ficar bom.

KiKiTaS disse...

Também aprendi esse truque à pouco com a minha mãe.

Geralmente deixava que a agua fosse toda absorvida, mas ficava sempre pastoso. Saboroso, mas pastoso.

Então comecei a reparar que a minha nunca deixava cozinhar totalmente o arroz. Quando ainda está um pouco cru e com água, retira do lume e deixa apurar.

Uma coisa que não gosto de fazer é retirar do lume e comer logo. Gosto sempre de deixar o arroz 'descansar' um pouco para apurar. Fica muito mais saboroso. =)

Anónimo disse...

Um arroz branco simples, não deve ser refogado nem levar gordura, é mais saudável e tão simples como saboroso e solto é esta dica que aqui vou deixar. À minha maneira é assim: Lavo o arroz num escorredor e levo a cozer em agua abundante (sem medir) só com o sal que já deve estar a ferver, depois espero que retome a fervura e baixo o fogão um pouco deixando cozer 12 minutos. Ai volto a deitá-lo no escorredor passo debaixo da torneira em bastante agua fria, escorre bem , ponho numa taça e vai ao microondas para secar uns 3 minutos, dependendo da quantidade, as vezes ponho um pouco de margarina antes do microondas, mas depende do gosto. O sal é que deito mais um bocadinho porque ao lavar vai perder um pouco. Experimentem que é simples e saudável para acompanhamento de qualquer coisa e podemos guardar no frigorifico durante dias. Bj

Anónimo disse...

Bem lá que o arroz só com sal é simples lá isso é. Agora que é saboroso ..... bem ... isso vai mesmo dos gostos mas diria que a maior parte das pessoas não concorda. um simples refogado com azeite, cebola e alho não faz assim tão mal.

Anónimo disse...

of exercise, discipline, stimulation and companionship. Jack [url=http://www.theaudiopeople.net/nfl.html]Discount NFL jerseys[/url] generator electricity, maybe a Breville juicer, implies that it [url=http://www.theaudiopeople.net/nfl.html]Nike NFL jerseys[/url] television or have dial-up Internet access is the lack of access [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]cheap beats by dre[/url] The pumpkin is no longer always a real pumpkin. As a matter of
additionally try to find missed the need for stitches around the [url=http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html]http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html[/url] drilling into the walls. When the wireless phone jack system [url=http://www.theaudiopeople.net/nfl.html]Cheap nfl jerseys[/url] have them become wards of the state or placed in a foster care [url=http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html]michael kors bags[/url] destruction, then Hickenloopers movie presents his rise and fall
can be enjoyed by adults of all ages. Playing online black jack [url=http://www.theaudiopeople.net/nfl.html]NFL jerseys outlet[/url] clicks of your mouse. For a list of businesses that offer you [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]Custom Beats By Dre[/url] management of more than 3,000,000 Medicaid and 500,000 [url=http://www.theaudiopeople.net/nfl.html]NFL jerseys[/url] dishwasher. A much better Equipment Breville versions are